Seguir os valores de torque indicados é essencial para garantir uma manutenção correta
Aplicar corretamente o torque especificado durante o aperto das peças do motor é fundamental para assegurar um bom desempenho e prolongar a vida útil do conjunto mecânico. Por isso, a revista O Mecânico apresenta o passo a passo do aperto dos principais componentes do motor 2.0 Multijet diesel.
Esse propulsor equipou veículos do grupo Stellantis como Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro. Com potência de 170 cavalos e torque de 35,7 kgfm, esse motor tem valores específicos de torque, conforme indicados a seguir.
Componentes principais
Cabeçote – Os parafusos devem ser apertados em cinco estágios, obedecendo à sequência da imagem abaixo. Primeiramente, o torque deve ser de 20 Nm, seguido por um aperto de 45 Nm e mais três etapas de 90°.
Capas de biela – Cada uma das capas deve ser fixada em duas etapas: 23 Nm no primeiro aperto, seguido de 60° na segunda etapa.
Mancais do virabrequim – O procedimento se divide em duas fases: aplica-se 23 Nm na primeira e, em seguida, 100° de aperto angular.
Mancais do comando de válvulas – Esse componente precisa ser apertado inicialmente com 29 Nm e depois aperto angular de mais 40°.
Polia do virabrequim – O processo também ocorre em duas fases: a primeira aplicação exige 28 Nm de torque, e a segunda, um aperto angular de 40°.
Parafusos do cárter – Do lado da distribuição, o aperto é de 10 Nm, enquanto os parafusos laterais recebem 25 Nm.
Bujão do cárter – Os parafusos recebem aperto de 20 Nm.
Bomba de óleo ao bloco do motor – O aperto deve ser de 8 Nm nesse componente.
Tampa de válvulas – O aperto dos parafusos deve ser feito com 15 Nm.
Volante do motor – Com aperto cruzado, deve ser aplicado 176 Nm nos parafusos.
Posts Relacionados
Feed: Read More