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TraXon 2 Hybrid: ZF testa transmissão híbrida em caminhões pesados na europa

De acordo com a empresa, a tecnologia híbrida permitiu uma redução significativa nas emissões de CO₂, mantendo a eficiência de custos sem comprometer a autonomia dos veículos

 

A ZF apresentou, em testes reais realizados em vias públicas europeias, o desempenho da nova transmissão TraXon 2 Hybrid. Transportadoras e representantes da Associação Alemã de Transporte Rodoviário (BGL) avaliaram o sistema no veículo de provas da própria ZF e destacaram ganhos claros em eficiência, redução de emissões e diminuição do TCO.

Segundo Christian Feldhaus, vice-presidente de Transmissões & Híbridos da divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF, o sistema se encaixa especialmente nas operações de alta quilometragem, oferecendo uma alternativa híbrida que não depende de infraestrutura de recarga. Ele reforça que a tecnologia permite atingir metas de CO₂ ao mesmo tempo em que garante viabilidade econômica ao operador.

Para a BGL, o sistema representa uma solução imediata até que a rede de carregamento europeia esteja mais avançada. “É a combinação certa entre eficiência, confiabilidade e sustentabilidade”, afirmou Roger Schwarz, líder do grupo técnico da associação.

A TraXon 2 Hybrid foi projetada para ampliar a eficiência do conjunto motriz e reduzir emissões sem comprometer autonomia ou a lógica operacional do motor a combustão. Apresentada no IAA Mobility do ano passado, pode equipar caminhões pesados nas versões híbrida completa ou plug-in. A integração é flexível e compatível com motores diesel, HVO/e-fuels, GNV/GLP e até combustão a hidrogênio.

Redução de emissões e ganhos operacionais

Simulações feitas com a ferramenta VECTO indicam que o sistema pode reduzir CO₂ em até 47% no transporte de longa distância e até 73% na distribuição, considerando ciclos de recarga regulares. Os resultados ajudam a atender as metas europeias para 2030 e oferecem margem para futuras exigências de pedágio e tributação. A ZF também defende que caminhões PHEV recebam, nos sistemas de pedágio, benefícios equivalentes aos já concedidos a veículos elétricos, incluindo compensações de peso.

Arquitetura e construção

A transmissão tem como base a plataforma TraXon 2, já usada em larga escala. O conjunto híbrido adiciona componentes elétricos desenvolvidos pela própria ZF. O motor elétrico é instalado em layout P2, entre a embreagem e a transmissão, enviando torque ao eixo de entrada por meio de um conjunto planetário. Essa configuração permite rodagem 100% elétrica, assistência ao motor a combustão (boost), aceleração mais eficiente e frenagem regenerativa.

O sistema opera com tensão entre 600 e 800 volts, entrega 190 kW de potência contínua e picos significativamente superiores, atendendo às demandas de caminhões pesados em aplicações severas.

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