A unidade de Piracicaba (SP) foi preparada para oferecer assistência técnica aos seus clientes, com todo o processo de validação, semelhante ao de produtos novos
Desde 2022, a BorgWarner produz baterias elétricas para veículos comerciais na unidade de Piracicaba (SP). As primeiras entregas foram feitas no início de 2023 e na concepção do projeto, a unidade foi estruturada para ter uma área de serviços de reparos para atender os seus clientes, com serviços completos de assistência técnica. Atualmente, as baterias – de íons de lítio de alta eficiência energética – chegam pré-montadas das fábricas da Alemanha ou dos Estados Unidos e a montagem termina no Brasil com a adição do UBMS (sistema de gerenciamento de bateria) e de acessórios para uma entrega completa aos clientes. Para isso, a BorgWarner conta com parceiros locais.

“Nós temos uma linha completa e robusta para fazer esse processo e uma área de serviços com engenheiros treinados que conseguem fazer todo o reparo e manutenção das baterias que estão em circulação com nossos clientes no Brasil. Nós estamos equipados com equipamentos de carga e descarga de bateria 100% para garantir a segurança durante o processo de avaliação”, afirmou Marcelo Rezende, diretor da BorgWarner Battery Systems no Brasil.
O Sistema de Baterias 9 AKM da BorgWarner é composto por baterias que pesam 600 kg e carregam, cada uma delas, 600 células. Ao todo são 98 kWh de energia instalada, proporcionando ao veículo uma autonomia de 250 km, conforme o uso. A vida útil da bateria é de 4 mil ciclos, ou aproximadamente 10 anos, também conforme o uso do veículo.
Também na unidade de Piracicaba já está em fase de desenvolvimento a produção de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio ou LiFePO4) para a BorgWarner poder ofertar duas opções aos seus clientes. Em uma segunda etapa, conforme o desenvolvimento do mercado, a meta é ter 100% da produção de baterias localmente. A unidade tem 7.500 metros quadrados e capacidade para ampliar substancialmente o volume de produção.

Assistência completa
A unidade de Piracicaba está plenamente preparada para o reparo de baterias com peças, serviços e profissionais especializados, atendendo a todas as normas de segurança europeias e com homologações nos mais altos padrões de segurança. “Além de uma área dedicada de pós-venda, com equipamentos de rastreamento para identificar quaisquer inconsistências na bateria, entre outras características”, acrescentou Resende. Os serviços de reparo disponíveis dependem do contrato de garantia do fabricante.
O reparo oferecido pela BorgWarner é dividido em três níveis, iniciando com o suporte ao cliente com assistência remota e in-loco. No nível 1 são coletadas as informações básicas de manuseio, as informações básicas de uso, a diagnose CAN básico e a substituição da BMS (sistema que gerencia a bateria). No nível 2, a diagnose dos componentes internos da BMS, substituição dos componentes internos da BMS e diagnose CAN avançada. E no nível 3, o descomissionamento da bateria de alta tensão, substituição dos componentes internos da bateria e diagnose CAN detalhada.
Os serviços de reparo incluem a substituição do módulo quando uma falha é identificada nas células da bateria e nos sensores de temperatura; reparo de todos os componentes do Sistema de Gerenciamento de Bateria; ou substituição da placa de controle do Circuito Supervisório da Célula. Quando apenas a placa é substituída, o módulo original é mantido. “O reparo mais comum é do componente eletrônico”, informou Diego Bolonheze, supervisor de Laboratório e Assistência Técnica.
Para todo esse processo, disse Adilson Victoria, gerente de Engenharia de Manufatura e Planta, “os reparos do sistema de baterias são realizados com segurança, seguindo rigorosos procedimentos de descomissionamento, que envolvem a desenergização completa da bateria, isolamento elétrico e manuseio com equipamentos de proteção e ferramentas adequadas, protegendo a segurança dos profissionais e do meio ambiente”, especificou.
Antes de retornar ao cliente, todas as baterias passam por um processo de validação, semelhante ao de produtos novos. Já os materiais irreparáveis seguem para a reciclagem, feita por empresas especializadas, e os demais componentes seguem o fluxo padrão de reciclagem industrial. As baterias BorgWarner têm uma taxa de reciclabilidade superior a 95%.

Feed: Read More