O Brasil celebra hoje o Dia Nacional da Kombi, um dos maiores ícones da Volkswagen.
Há 68 anos, em 1957, a primeira Kombi nacional saiu da linha de produção da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, marcando o início da trajetória da montadora no país.
A Kombi foi o primeiro modelo produzido pela Volkswagen do Brasil, antes mesmo da inauguração oficial da planta em 1959. Com 50% dos componentes nacionais no início e 95% já em 1961, o veículo revolucionou a indústria automotiva brasileira.
Durante mais de cinco décadas, a “Velha Senhora” esteve presente no dia a dia dos brasileiros, em diferentes versões e gerações, passando dos motores refrigerados a ar para o motor 1.4 flex, até a despedida com a série limitada Kombi Last Edition, de 2013.
No Brasil, a Kombi teve sua mais longa vida em produção no mundo: foram 56 anos ininterruptos, superando Alemanha (29 anos) e México (45 anos). Os últimos exemplares fabricados permanecem preservados na Garagem VW, incluindo a última Last Edition, além das últimas Kombi Standard e Furgão.
Agora, o legado da Kombi continua com o ID. Buzz, sua releitura 100% elétrica, apresentada em 2023 durante os 70 anos da Volkswagen no Brasil. O modelo une tradição e inovação, provando que a Kombi segue viva no coração dos brasileiros e pronta para o futuro da mobilidade sustentável.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.
Feed: Read More