Ruídos ao efetuar manobras podem estar entre os indícios de comprometimento da peça
O sistema de direção tem a função de transmitir os movimentos do volante às rodas, por meio de diferentes componentes. Entre eles, a caixa de direção merece atenção especial no que diz respeito à manutenção.
“Apesar de normalmente apresentar uma longa vida útil, é fundamental observar qualquer sinal de mau funcionamento, como ruídos ou folgas. Quando comprometida, a caixa de direção pode colocar em risco a segurança e até causar acidentes graves”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Principais sinais de problemas na caixa de direção
De acordo com Leite, o sintoma mais comum é a folga na engrenagem, que pode ser corrigida por um especialista com o ajuste adequado. Outro indício de falha são os ruídos ao esterçar o volante. “Durante as manobras não deve haver barulho”, explica. Em alguns casos, o desgaste da barra de direção e dos terminais também pode gerar ruídos. Além disso, quando é necessário aplicação de força excessiva para girar o volante, isso pode indicar um defeito no sistema.
Nos veículos com direção hidráulica, é comum o aparecimento de vazamentos de óleo, geralmente causados por trincas nas mangueiras de pressão ou de retorno.
A recomendação é realizar inspeções periódicas, sempre seguindo as orientações do fabricante. “As checagens preventivas ajudam a evitar gastos maiores, já que um componente comprometido pode afetar o funcionamento e reduzir a durabilidade de outras peças do sistema”, conclui Leite.
Posts Relacionados
Feed: Read More