Substituição é fundamental para uma longa durabilidade do conjunto
Manter o fluido de transmissão em bom estado permite que a caixa de câmbio tenha uma vida útil maior, além de apresentar trocas de marchas mais suaves e menos trancos. Assim, para auxiliar na hora dessa manutenção, a revista O Mecânico traz o procedimento de troca do fluido do câmbio AT6 que equipa o Peugeot 2008 e o Citroën C3 1.6.
O câmbio que equipa ambos os veículos é o Aisin TF-71SC, que está atrelado ao motor 1.6 EC5JP4 de quatro cilindros que entrega 118 cv e 16,1 kgfm. O procedimento apresentado é válido para esses modelos.
Antes de iniciar, é importante saber que a capacidade total de óleo da transmissão é de 7 litros, sendo que em trocas parciais é possível remover apenas cerca de 3 a 4 litros, visto que o restante permanece no conversor de torque e em circuitos internos. Além disso, a especificação de óleo de transmissão recomendado pela fabricante é o AW1. Por fim, a retirada do óleo deve ser feita com o câmbio aquecido e a aproximadamente 60ºC, informação essa que pode ser verificada via scanner.
Procedimento de troca
Passo 1: Levante o veículo em um elevador e primeiro remova o bujão de dreno “A” e depois o bujão de nível “B”, sendo que ambos estão localizados na parte inferior do câmbio.
Passo 2: Espere o fluido escorrer, cuja quantidade deverá ser de aproximadamente 3 a 4 litros.
Passo 3: Aperte os bujões da etapa acima aplicando os torques de 0,7 kgfm para o de nível e 4,7 kgfm para o de drenagem.
Passo 4: Remova o bujão de enchimento “C” localizado na parte superior do câmbio, adicionando cerca de 3 litros de fluido AW1 novo. No caso de um câmbio totalmente desmontado, devem ser adicionados 7 litros de óleo.
Passo 5: Retire novamente o bujão de dreno. Caso o óleo escorra em uma situação de gota a gota, o nível está correto. Caso o fluido escorra em um fluxo contínuo, espera até ficar em situação de gotejamento. Por fim, caso não saia nada, adicione 0,5 litro de óleo e repita até o óleo escorrer de gota a gota.
Passo 6: Aperte o bujão de drenagem com 4,7 kgfm e bujão de enchimento com torque de 3,9 kgfm. Realize o reset do intervalo de troca do fluído via scanner.
Posts Relacionados
Feed: Read More